NOVALOGOSEMFUNDO02-02

Jornal 100 anos

Há 100 anos educando com valores, excelência e alegria.

2022 um ano muito especial, 100 anos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes-Unidade de Vila Isabel.

“Uma vida, uma história de amor, dedicação e compromisso
com a educação e a formação integral do ser humano,
a ser celebrada com júbilo. ”
Irmã Helena Ferreira de Lira

O Instituto da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes foi fundado em Lannemezan, região dos Altos Pirineus, ao sul da França, no dia 15 de dezembro de 1863, com o nome de “Irmãs do Coração Sofredor e Imaculado de Maria”, seus fundadores, Eugénie Ducombs com a Profissão Religiosa passou a chamar-se Madre Maria de Jesus Crucificado e o Padre Jean Louis Peydessus. Madre Maria de Jesus Crucificado com mais duas companheiras, Irmã Marta e Irmã Madalena iniciara a missão nesta pequena cidade.

Em 1867, um grupo de Irmãs foi enviado em missão a Galan. No ano de 1870 chegamos a Lourdes, terra em que a Virgem Maria revelou sua mensagem ao mundo através de Santa Bernadete Soubirous, durante as 18 Aparições na Gruta, no ano de 1858. Em Lourdes, o Instituto recebe o novo nome: Irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes, dando forma e expressão a sua Espiritualidade Eucarística Marial e ao Carisma “Ser Sinal de Vida e Esperança testemunhando o amor salvífico de Deus manifestado em Lourdes”.

Em 1900, o Instituto chegou à América Latina, mais especificamente a Buenos Aires em 22 de novembro. Em 30 de outubro de 1908, o Brasil foi agraciado com a presença das irmãs, em Petrópolis/RJ e, a partir de 1940, foi uma extensão do mesmo para o Nordeste Brasileiro.
Vila Isabel: Terra da música, da poesia, da cultura, do esporte e da história do nosso país. Nasce aqui o Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Em 1906, o Visconde de Ouro Preto, escreve em seu testamento: Deixo a minha esposa a Viscondessa de Ouro Preto, a minha terça parte, em uso fruto, passando por sua morte, em plena propriedade, a nossa filha Noemi de Toledo.

Noemi Machado, tornou-se Religiosa das Irmãs de Nossa Senhora de Lourdes, com o nome de Irmã Maria Paula.

Em 19 de março de 1922, três Religiosas se instalaram na Rua Oito de Dezembro, antigo solar do Visconde de Ouro Preto, sendo transformado em Convento Nossa Senhora de LOURDES. As três Irmãs são: Irmã Maria Paula, Irmã Maria Emanuelle e Irmã Maria Claver. Dois dias depois, Padre Gualter, Redentorista, veio dar a benção ao Convento. Durante a missa, Padre Batistonni, vigário da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, dirigiu as irmãs animadoras palavras de boas-vindas, exprimindo a alegria de ver realizado o seu sonho: a instalação de uma Comunidade Religiosa em sua paróquia.

Ele assinalou três coincidências:
⦁ A Paróquia sob a proteção de Nossa Senhora de Lourdes;
⦁ O convento ser na Rua Oito de Dezembro (Festa da Imaculada Conceição);
⦁ Antiga Capelinha do Visconde dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

As Irmãs com muito zelo apostólico iniciaram a Missão ensinando o Catecismo para as crianças da Escola Pública. Inauguraram um internato com 15 alunas e pensionistas.
Olhando o futuro da obra, a Madre Geral Leon, ao deixar esta casa, exprimiu a Madre Superiora seu desejo de construir o Edifício do Colégio, nessa ocasião ela ofereceu o 1º Donativo para as obras.

Madre Isabelle dispôs todos os negócios da casa para levar a efeito a construção. Em 15 de Dezembro de 1924 foi lançada a Pedra Fundamental do Colégio, com a presença do cardeal D. Sebastião Leme, Padre Batistonni, Autoridades Civis e a imprensa.


O Conde Afonso Celso, filho do Visconde de Ouro Preto, usou da palavra e da comoção que se achava possuído, recordando, aquela casa, que viveu 30anos. Mas aquela cerimonia lhe dava também, satisfação e alegria, porque vai se transformar em Colégio e Colégio Católico.

As árvores vão ser abatidas, para dar lugar a árvore da verdadeira ciência, não só o intelectual, como também espiritual.
Terminou fazendo uma oração a Nossa Senhora de Lourdes.

O Colégio Nossa Senhora de Lourdes está localizado na residência do Visconde de Ouro Preto, Affonso Celso de Assis Figueiredo nasceu em (21/02/1836) e morreu (21/02/1912). Era ministro de D. Pedro II. Por próprio merecimento, ele chegou, até aonde no Império, um cidadão pode chegar. 

Qualidades: energia, firmeza, perseverança, coragem cívica e patriotismo. Sendo Católico, todas as manhãs ele rezava: “Meu Deus esclarecei-me, meu Deus ajudai-me, meu Deus perdoai-me.” Havia em sua residência uma capelinha. Sua filha, manifestou o desejo de ser religiosa, ele não se opôs, pediu apenas, que adiasse esse propósito, para depois de sua morte, porque lhe pesaria a separação. A primeira Diretora do Colégio foi Madre Paula, filha do Visconde nome de batismo Noemi Toledo, que tornou-se religiosa das Irmãs de Nossa Senhora de Lourdes.

Em 1925 com muito sacrifício e muita coragem, a comunidade, levantou o empréstimo com a hipoteca da propriedade, e com a ajuda de donativos, são concluídas as obras da construção do Colégio.
Em 1929, inauguração do Noviciado Brasileiro, trazendo muitas bênçãos, para a casa de Vila Isabel.
A 1ª Mestra de Noviças foi Mére Marie Lucie.
Deus, na sua bondade, deu para as Irmãs e todo o bairro de Vila Isabel uma nova Igreja, sob invocação da Virgem de Lourdes.

O almirante Índio do Brasil, mandou construir esta igreja na rua Oito de Dezembro, atendendo o desejo de sua esposa Clarisse Índio do brasil, que manifestou em vida, que suas jóias de família, se transformasse numa Casa de Deus.
No intuito de atender as crianças, em 1937 foi inaugurado o Jardim de Infância. Mais tarde em 1946, abrem a Escola Noturna São José no início com 12 alunos, logo cresceu e chegou a 50.

O Cardeal D. Jaime de Barros Câmara, em uma Audiência a madre Raimunda ele disse:

“O Futuro dos jovens está nas mãos das Religiosas. ”

Essas palavras fizeram germinar no cérebro, da Madre a ideia de fundar o Ginásio.


As irmãs, com mesmo entusiasmo e coragem de sempre, agilizam através de Irmã Débora, toda documentação exigida e deram entrada na Diretoria do Ensino Secundário, no dia 13 de junho de 1946.


Em 08 de outubro de 1946, o Ministro de Educação e Saúde, concedeu o reconhecimento do Ginásio Nossa Senhora de Lourdes, por portaria nº 577.


A partir de 1947, a caminhada do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, acompanhando as exigências de cada época, foi tomando novas proporções.


Em 1950, tivemos a formatura da 1ª turma do curso Ginasial.


O Colégio continua crescendo, sendo necessário em 1953 uma grande reforma, com a construção de mais três salas de aula, a reforma do 2º andar, um laboratório de química e física, inaugurando assim o curso científico.


Em 1955 – abertura do curso normal.
Em 1962 Irmã Letícia, apresenta aos pais a ideia da construção de uma área coberta para festas e recreio.

É fundado o grêmio “Artístico-Literário Nossa Senhora de Lourdes”.
Em 1972 foi comemorado os 50 anos de fundação do Colégio de Vila Isabel.

Aquele colégio que no começo era pequeno e simples, transformou-se num prédio grande e moderno.


No ano de 2019, preocupadas com meio ambiente, foram instaladas placas de captação de energia solar. Buscando uma energia mais limpa que não prejudicasse o meio ambiente.

No ano 2021 iniciou-se a construção da sala maker, um ambiente a mais para educar, aprender e criar, sala que ficou pronta no início de 2022.

No ano de 2022, iniciamos a construção da Biblioteca, o novo ambiente para leitura, desenvolvimento e estudo.

O que antes era “Educar, hoje cidadãos do amanhã”, hoje é “Educar com valores, excelência e alegria!”. Nossa missão é educar crianças e jovens na ótica de Lourdes, para tornar Jesus Cristo conhecido e Amado, lembremo-nos que a semente lançada há 100 anos, graças à atuação de todos que participaram, serão sempre para nós, um sinal sempre vivo de VIDA E ESPERANÇA, para que possamos continuar esta missão com fé, coragem, dedicação, esperança e muito amor.

Queremos ser para cada educando e seus familiares que se aproximam de nós, uma GRUTA que acolhe e conduz a CRISTO, principalmente neste mundo de contra valores, ser capaz de apontar o caminho do amor, da solidariedade, do cuidado com o semelhante e com nossa casa comum, a terra.

Educar com valores, excelência e alegria!

Nesse centenário, agradecemos a cada Diretora pelo trabalho e dedicação ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes:

Newsletter

cadastre seu email para receber nossas matérias