Educar com valores, excelência e alegria

A História & Fundação Do Colégio Nossa Senhora De Lourdes

Fundação & História

Educação de qualidade e formação integral do ser
humano

O Colégio Nossa Senhora de Lourdes está no bairro de Vila Isabel há mais de 100 anos. Somos um Colégio Confessional dirigido pelas Irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes que tem como missão Educar com Valores, Excelência e Alegria, proporcionando uma formação integral aos alunos.

  • Formação espiritual e de Valores;
  • Projetos integrando família e escola;
  • Atendimento Personalizado.
A Fundação

Em dias de março, três Religiosas se instalaram na rua 8 de Dezembro, antigo solar do Visconde de Ouro Preto, então transformado em Convento N.SRA. de LOURDES. As três Irmãs são: Irmã Maria Paula, Ir.Emanuelle e Ir. Claver. Dois dias depois, Padre Gualter, Redentorista, veio benzer o Convento. Dia 23/03 procedeu a inauguração oficial. Padre Batistoni, vigário da paróquia N.Sra. de Lourdes, celebrou a Missa. Dirigiu-se às Irmãs animadoras palavras de boas vindas exprimindo alegria de ver realizado o seu sonho: instalação de uma Comunidade Religiosa em sua Paróquia. Ele assinalou três coincidências: A Paróquia sob a proteção de Nossa Senhora de Lourdes; O convento ser na rua 8 de Dezembro; Antiga Capelinha do Visconde dedicada à N.Sra.da Conceição. Em Março abriu-se um Externato. Ir, Paula acumulou as funções de Diretora e professora. Iniciou-se a Obra do Catecismo, para as crianças da Escola Pública. Em julho, aproveitaram as três salas, que eram aposentos da Família e fizeram uma Capela maior. O Padre Batistoni benzeu a Capela, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e celebrou a Missa. De cada lado do altar, se encontravam o padrinho e a madrinha e sobrinhos netos de Irmã Maria Paula. Em agosto um grupo de 60 crianças de uma escola Pública, veio em peregrinação à Capela deste Convento e se inscreveram na Obra do Catecismo. No dia 03 de setembro, um grupo de 43 crianças, realizou sua 1ªComunhão. Foi o início do apostolado das Religiosas. Na 1ºSemana de Setembro a Arquidiocese realiza o Congresso Eucarístico do Centenário da Independência do Brasil. Trinta alunos assistem a Missa Campal na Praça da República.

História

Affonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto, nasceu em 21/02/1836 e morreu 21/02/1912. Era ministro de D.Pedro II . Por próprio merecimento, ele chegou, até aonde no Império, um cidadão pode chegar. Qualidades: energia, firmeza, perseverança, coragem cívica e patriotismo. Era Católico, todas as manhãs ele rezava: “Meu Deus esclarecei-me, meuDeus ajudai-me, meu Deus perdoai-me.” O Visconde de Ouro Preto, em 1906, fez seu testamento: “Deixo à minha esposa, a Viscondessa de Ouro Preto, a minha terça parte, em uso- fruto, passando por sua morte, em plena propriedade, à nossa filha Noemi de Toledo. Tinham uma capelinha, onde faziam as orações. Sua filha, manifestou o desejo de ser religiosa, ele não se opôs, pediu apenas, que adiasse esse propósito, para depois de sua morte, porque lhe pesaria a separação.

1922

Maio : Inauguração do Internato, com 15 alunas e pensionistas. Junho: Entronização do Sagrado Coração de Jesus, no salão principal. Dezembro: No dia de Natal houve a distribuição de roupas, brinquedos e bombons, às crianças pobres que freqüentavam o Catecismo. E eis que desde 1922 o Colégio continua sua missão de educar para a vida. São tantos que por aqui passaram e que marcaram uma página importante no livro desta história que se faz a cada dia. A exemplo de Maria, a grande Educadora do Filho de Deus queremos continuar este dom sagrado de formar jovens e crianças para um futuro promissor baseados na filosofia do amor.