Instituto das Irmãs da Imaculada Conceição

de Nossa Senhora de Lourdes

 

“A Cristo por Maria”

 

Quaresma Um Convite para a Solidariedade

TEMA INSPIRADOR: “QUERO QUE SE CONSTRUA AQUI UMA CAPELA”

 

  13ª aparição de Maria em Lourdes  (02/março/1858)

 

OBJETIVO: Contribuir na construção da Igreja Matriz de Fafo em Burkina Faso.

 

REALIZAÇÃO: Todas as Comunidades do Instituto ICNSL desenvolverão esta campanha nas comunidades onde estão inseridas de acordo com a sua criatividade missionária.

 

PARTICIPAÇÃO: Todas as pessoas que desejam “dar um pouco do que tem aos que tem menos ainda”, com alegria e gratuidade.

 

TEMPO DE DURAÇÃO: 02/MARÇO/2017 A 02/MARÇO/2018

 

 

DADOS PARA CONHECER:

 

Burkina Faso significa “terra dos homens íntegros”, no dialeto local. O país tem a maior parte de seu território situado numa região árida à beira do deserto do Saara, no oeste da África.

 Entre 1894 e 1904, exércitos da França invadiram o território de Burkina Faso com muita violência, devastando tribos, casas, plantações e rebanhos ali estabelecidos. A independência do país só foi obtida em 1960. A partir daí a história do país registra uma série de golpes militares.

 A economia nacional baseia-se na agricultura, porém, os longos períodos de seca prejudicam o desenvolvimento da atividade, sendo que sua produção não é suficiente para suprir a demanda local, fazendo com que grande parte dos alimentos sejam importados.

 Burkina Faso apresenta uma série de problemas socioeconômicos. A pobreza, a fome e a carência de água potável castigam a população local. A taxa de analfabetismo é a maior do planeta (80%). Todos esses fatores refletem diretamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, que atualmente é um dos menores do mundo (0,3%).

 

Extensão territorial: 274.200 km²

Localização: África

Capital: Ouagadougou

Governo: Republica

População- 19 milhões habitantes

Idioma Oficial: Francês (além de 60 línguas nativas)

Religião – 50% Islão

                      30% catolicismo,

                      17% tradicionais indígenas

                      3% várias denominações protestantes

Nós, Irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes, estamos com uma comunidade em Burkina Faso a partir do ano de 2015  na Diocese de Diébougou. Somos quatro Irmãs inseridas na Vila- Fafo, Paróquia- San Martin de Fafo.

Fafo é uma Vila com 100km²  de área e uma população de 33.338 habitantes, dos quais 1759 são batizados e  216 crismados.

 Seus habitantes vivem da agricultura e de pequenos comércios. O cultivo de produtos para a subsistência não é fácil por se tratar de uma região de clima quente e árido, chove somente um período de 4 meses durante o ano, nos demais meses o clima é seco. No período das chuvas as famílias plantam o milho, arroz, feijão, amendoim e outros produtos que lhes servirão para o ano todo.

As famílias são numerosas, carentes e de estilo muito tradicional. Como exemplo, podemos constatar, que ainda hoje, jovens são dadas em casamento com idade inferior aos 14 anos.

Não existe abastecimento de água, apenas uns poços comuns, por vezes muito distantes, onde cada família vai buscar o necessário (tarefa das mulheres e crianças) carregando grandes baldes na cabeça. Não existe energia elétrica, ou saneamento básico.

Fafo não possui estabelecimento escolar suficiente para todos, as crianças e jovens para estudar precisam ir à outras vilas, muito distantes; sem meio de transportes, vão a pé ou em bicicleta. Essa é uma das causas do nível de analfabetismo ser muito alto e a perspectiva de melhores condições de vida muito insignificante, especialmente para as mulheres. Elas só têm como visão de futuro o casamento.

 

Diante dessa realidade apresentada nos sentimos interpeladas, como Instituto, a responder o apelo de Deus através do convite do Bispo Diocesano, e nos inserimos na vida desse povo num serviço alegre e generoso.

Contribuir na transformação desta realidade tem sido um desafio diário que nós, Irmãs, nos empenhamos em favorecer através da Bioenergética - medicina alternativa -  da parceria na educação de crianças, do projeto de implantação da Pastoral da Criança e das Hortas comunitárias (plantas medicinais, legumes e frutas).

 

Contribuir na transformação desta realidade tem sido um desafio diário que nós, Irmãs, nos empenhamos em favorecer através da Bioenergética - medicina alternativa -  da parceria na educação de crianças, do projeto de implantação da Pastoral da Criança e das Hortas comunitárias (plantas medicinais, legumes e frutas).

A participação na vida eclesial é o único meio de encontro, convivência, formação e celebração da vida do povo em Fafo. No entanto, o espaço onde hoje se reúne é de condições extremamente precárias e exposto a toda e qualquer intempérie. Para tanto, faz-se necessário um espaço físico que dê condições de acolher o número de pessoas que recorrem à Igreja. Esta é também uma forma de reconhecer a dignidade do ser humano.

A missão é grande e o Reino é ainda maior; mesmo a distância, todos podem participar da missão em Fafo. Entre na história deste povo fazendo uma doação para a construção da sua Igreja.

A Comunidade Eclesial de Fafo agradece e se une em oração a todos.

 

 

 Para contribuir com essa campanha, faça uma doação:

 

  Banco Santander

   Agência: 3063

   C/C: 13004208-6

   Favorecido: INSTITUTO NOSSA SENHORA DE LOURDES

   CNPJ: 11.283.208/0001-81

 

Sœurs de l’Immaculée Conception de N. D. de Lourdes

Rue Notre Dame de Lourdes, Paroisse de Fafo – BP 33 Dano

Diocèse de Diébougou – Tel: 00226 70 05 99 99

Burkina Faso

 

Irmãs da Comunidade Eugénie Ducombs

Igreja Paroquial de Fafo