"Educamos, hoje, cidadãos do amanhã"

Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Rua Oito de dezembro, 328 -  Vila Isabel - Rio de Janeiro  - Tel.: 2569-6039  - Fax.:2569-5923

 

História

 

Affonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto, nasceu em 21/02 /1836 e morreu 21/02/1912. Era ministro de D.Pedro II . Por próprio merecimento, ele chegou, até aonde no Império, um cidadão pode chegar. Qualidades: energia, firmeza, perseverança, coragem cívica e patriotismo. Era Católico, todas as manhãs ele rezava: “Meu Deus esclarecei-me, meuDeus ajudai-me, meu Deus perdoai-me.”

 

O Visconde de Ouro Preto, em 1906, fez seu testamento: “Deixo à minha esposa, a Viscondessa de Ouro Preto, a minha terça parte, em uso- fruto, passando por sua morte, em plena propriedade, à nossa filha Noemi de Toledo.

 

Tinham uma capelinha, onde faziam as orações. Sua filha, manifestou o desejo de ser religiosa, ele não se opôs, pediu apenas, que adiasse esse propósito, para depois de sua morte, porque lhe pesaria a separação.

 

A Fundação

 

Em dias de março, três Religiosas se instalaram na rua 8 de Dezembro, antigo solar do Visconde de Ouro Preto, então transformado em Convento N.SRA. de LOURDES. As três Irmãs são: Irmã Maria Paula, Ir.Emanuelle e Ir. Claver. Dois dias depois, Padre Gualter, Redentorista, veio benzer o Convento.

 

Dia 23/03 procedeu a inauguração oficial. Padre Batistoni, vigário da paróquia N.Sra. de Lourdes, celebrou a Missa. Dirigiu-se às Irmãs animadoras palavras de boas vindas exprimindo alegria de ver realizado o seu sonho: instalação de uma Comunidade Religiosa em sua Paróquia.

 

Ele assinalou três coincidências:

 

    A Paróquia sob a proteção de Nossa Senhora de Lourdes;

    O convento ser na rua 8 de Dezembro;

    Antiga Capelinha do Visconde dedicada à N.Sra.da Conceição.

 

 

 

 

Em Março abriu-se um Externato. Ir, Paula acumulou as funções de Diretora e professora.

Iniciou-se a Obra do Catecismo, para as crianças da Escola Pública.

 

Em julho, aproveitaram as três salas, que eram aposentos da Família e fizeram uma Capela maior. O Padre Batistoni benzeu a Capela, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e celebrou a Missa. De cada lado do altar, se encontravam o padrinho e a madrinha e sobrinhos netos de Irmã Maria Paula.

 

Em agosto um grupo de 60 crianças de uma escola Pública, veio em peregrinação à Capela deste Convento e se inscreveram na Obra do Catecismo.

No dia 03 de setembro, um grupo de 43 crianças, realizou sua 1ªComunhão. Foi o início do apostolado das Religiosas.

Na 1ºSemana de Setembro a Arquidiocese realiza o Congresso Eucarístico do Centenário da Independência do Brasil. Trinta alunos assistem a Missa Campal na Praça da República.

1923

 

Maio : Inauguração do Internato, com 15 alunas e pensionistas.

Junho: Entronização do Sagrado Coração de Jesus, no salão principal.

Dezembro: No dia de Natal houve a distribuição de roupas, brinquedos e bombons, às crianças pobres que freqüentavam o Catecismo.

 

E eis que desde 1922 o Colégio continua sua missão de educar para a vida. São tantos que por aqui passaram e que marcaram uma página importante no livro desta história que se faz a cada dia. A exemplo de Maria, a grande Educadora do Filho de Deus queremos continuar este dom sagrado de formar jovens e crianças para um futuro promissor baseados na filosofia do amor.

 

Montagem com o Visconde, a Viscondessa e Ir.Paula