Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Rua Oito de dezembro, 328 -  Vila Isabel - Rio de Janeiro  - Tel.: 2569-6039  - Fax.:2569-5923

 

"Educamos, hoje, cidadãos do amanhã"

95 anos

PE - PSCOLOGIA ESCOLAR

 

Profissional que contribui para o ajustamento psicológico satisfatório, do aluno e do meio escolar.

Apresentando soluções adequadas para os problemas e dificuldades que possam surgir, colabora com a Direção e a Supervisão Pedagógica da escola, a fim de conseguir uma unidade de orientação junto ao corpo discente. Dedica-se, também, à realização de pesquisas e de trabalhos no campo da psicologia em Educação.

O setor de psicologia escolar tem por objetivo facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento humano por meio de prevenção, identificação, avaliação e reeducação dos problemas educacionais nos diversos níveis de escolaridade.

 

Atuação da Psicologia Escolar:

 

I - Orientação de pais e alunos;

II - Orientação profissional dos alunos do 9º ano ao Ensino Médio;

III - Acompanhamentos de diversos alunos, tais como:

    - alunos representantes;

    - alunos não promovidos no ano letivo anterior;

    - alunos com termo de compromisso assinado;

    - alunos em processo de integração (alunos novos).

IV - Palestras de Conscientização;

V - Encontros de Sensibilização;

VI - Reunião de Pais.

VII - Recrutamento e Seleção de colaboradores;

VIII - Encaminhamentos de alunos para apoio clínico paralelo;

IX - Parceria com profissionais que acompanham os alunos em seus consultórios.

 

Psicóloga -

 

 

SP - SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

 

Acreditando na visão de César Coll: "Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende", a Supervisão Pedagógica prioriza a assistência e o acompanhamento ao professor, tendo como finalidade maior a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Esse suporte abrange atividades de planejamento, coordenação, orientação, controle e avaliação dirigida a todas as etapas do processo, bem como a análise do contexto social e individual do aluno, elaboração de objetivos e planos de ensino, organização de conteúdos, seleção de experiências de aprendizagem e aplicação de instrumentos de avaliação.

 

O Serviço de Supervisão Pedagógica é exercido por especialistas em cooperação e interação com a Direção, Professores, Psicólogo Educacional e a Família, visando aos seguintes objetivos:

 

    - ajudar os professores a melhor compreender os objetivos reais da Educação e o papel especial da escola na consecução desses objetivos;

    - proporcionar condições de aperfeiçoamento por meio de estreita cooperação e troca de experiências;

    - estimular os professores na elaboração de planos de ensino para superar possíveis dificuldades dos alunos na aprendizagem;

    - orientar e coordenar trabalhos dos professores em relação à interpretação e aplicação de programas.

    - auxiliar os professores na utilização dos diversos métodos e materiais de ensino;

    - orientar os professores na aplicação das diversas modalidades de verificação e avaliação da aprendizagem;

    - promover a divulgação das diversas realizações didáticas que tenham apresentado bons resultados;

    - dinamizar os Conselhos de Classe, órgão máximo decisório da avaliação de rendimento do aluno;

    - avaliar os resultados do desempenho de cada professor, a partir do desenvolvimento dos alunos, segundo os objetivos estabelecidos;

    - elaborar reuniões de pais e professores, empenhando-se para que haja maior compreensão e aproximação entre a família e a escola;

    - realizar todo o trabalho de orientação num clima de confiança, auxílio mútuo e cooperação;

    - estabelecer boas relações humanas com mestres, alunos e demais integrantes da comunidade escolar.

 

Supervisão Pedagógica inclui análise dos resultados do processo ensino-aprendizagem, criando entre os professores um bom relacionamento, empenhando-se no cultivo dos valores humanos, tais como a entreajuda, a confiança mútua e a responsabilidade de todas as tarefas escolares, resultado do processo e a possível reformulação de todas as suas etapas em vista dos interesses do aluno e da comunidade escolar.

 

Supervisora do Ensino Fundamental I -

 

Supervisora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio -

 

 

 

COORDENAÇÃO DE DISCIPLINA

 

Coordenar, segundo o dicionário, "Conjunto das obrigações que regem a vida em certas corporações, em assembleias etc.". "Submissão a uma regra, aceitação de certas restrições".

Sendo assim, disciplina é uma regra de vida, pois necessitamos de nossas para conseguirmos equilíbrio e sucesso. Podemos afirmar que é um mal necessário, visto que é inerente ao ser humano fazer resistência ao cumprimento de regras, leis, normas. Contudo, sem elas nos encaminharemos para o caos.

A palavra do momento é "ORDEM"; mas sem disciplina é possível? Assim, entra em questão como trabalhar com esse conceito. Muito simples: usemos o fator "exemplo", isto é, exijo do outro aquilo que sou capaz de fazer. A disciplina implica criatividade, bom humor, carinho e cidadania acima de informações que não refletem o real sentido de se ter obediência.

 

Coordenadora do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio -